Festa de Aniversário do Jd. Álamo

quarta-feira, 29 de junho de 2011

SER CRIANÇA NO JD. ÁLAMO


           Vivi intensamente a minha infância no Jd. Álamo. Pulei corda, escorreguei nos barrancos, corri, pulei, subi em árvores, fiz traquinagens típicas da infância.
   Certa vez, eu e meu irmão, corremos de um galo (na Rua 09) que tentava nos bicar. Ele ficava em cima do muro e quando passava alguém era pena pra todo lado. Nesse dia chegamos em casa chorando.
   Meu pai plantava feijão e milho e eu me divertia no barro da plantação.
   Tive amigos que foram meus companheiros de aventuras. Descíamos correndo (pega-pega) a rua cheia de cascalhos. Vivíamos com os dedos dos pés sangrando, de tanto chutar as pedras.
A diversão das manhãs dos domingos era ir ao campo, que ficava na Rua 06, para ver nossos pais se arriscarem no futebol, e eram bem pernas de pau.
Lembro também do Sr. João e da Dona Hilda que vendiam doces na porta da escola. E por falar em escola...
Ah! Que saudades dos professores, quanta coisa aprendi na escola; e as festa juninas, a competição da melhor barraca, a quadrilha. E o diretor Rubens, era ver o homem e sair correndo de medo. Que saudade boa!
Durante minha infância no Jd. Álamo, presenciei a chegada da iluminação pública, da água encanada, do asfaltamento. Lembro com se fosse hoje, do dia em que as luzes dos postes acenderam pela primeira vez. Foi uma grande festa.
E o ônibus – lembram do primeiro dia de circulação? Cheio de poeira, bancos soltos.Mas encaramos com grande vitória para o bairro.

        Nosso bairro cresceu, pessoas novas chegaram e se misturaram com os mais antigos, formando novos vínculos. Estamos todos juntos e misturados.
Muita coisa mudou por aqui, hoje já não vemos mais crianças pegando papelão para escorregar nos barrancos - até porque onde eram barrancos, hoje vemos casas e construções; o galo que corria atrás das pessoas deve ter virado ensopado; cascalhos nas ruas já não têm mais, o que temos é asfalto (de péssima qualidade); o terreno onde era o campo de futebol, hoje é moradia dos nossos vizinhos. Porém existe a esperança de um novo campo para 2012. Esperamos que isso aconteça.
Enquanto isso, nossas crianças (que são idênticas ao que fomos no passado) vão jogando bola nas ruas, entre carros, lombadas e buracos. Outras jogando vídeo game (que não é o Atari), outros nas lan houses, alguns trabalhando para ajudar seus pais, mas cada uma com seus sonhos e vão de uma maneira ou de outra colaborando para a melhoria individual e coletiva.
No fundo, no fundo, somos todos, eternas crianças. E adoramos viver aqui.
O que devemos fazer é colaborar para que nossas crianças possam crescer num Jd. Álamo melhor.
Estamos trabalhando para isso, e contamos com todos os moradores (antigos e novos) para sonhar e realizar conosco.

Até a próxima.

Evelyn

2 comentários:

  1. É que tempo bom, das sacolinhas nos pés para chegar menos sujo na escola, ao 1º carrinho de rolimã num asfalto ainda quente, da ant rua 14 até a rua 16 vários amigos numa "carreta" e o campo lembrado, não esqueço de um gol "feito" que perdi ali ainda pequeno e desengonçado, os contras disputados entre a parte de "cima" x parte de "Baixo" do bairro.
    Meu Avô escolheu o Jd. Álamo para nossa familia vendo entre geografia, espaço, lugar para uma familia crescer e se desenvolver curtindo a vida como deve ser. Muitos "campinhos" viraram casas a praça nem chegou a existir, mas meu avô estava certo o jd álamo é um bom lugar pra se morar e pode desenvolver - se muito mais!
    Estou à disposição para trilhar o caminho de novas conquistas; como diz um revolucionário "Se muito vale o já feito mais vale ainda o que Será"

    ResponderExcluir
  2. Nossa muito bom esse texto!
    Me fez lembrar da alegria do passado.
    E agradecer pelo progresso em nosso bairro , lembro-me o quanto era bom correr na rua de barro, e com a vinda do asfalto a primeira vez que andamos de patins , nossa muito bom!
    Disse bem eu sou moradora do "Campo de Futebol", mas ainda peguei um pouco dele ( corria la com os meus cachorrinhos)
    Na verdade eu amo o Alamo não acredito que exista um bairro melhor!
    E tem mais acredito que somos a nova geração pra mudar o que esta ruim,venha as eleições 2012 e que o nosso voto seja para melhorar cada dia mais esse nosso lindo Bairro!

    ResponderExcluir