Festa de Aniversário do Jd. Álamo

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Ministros destacam parcerias com o Governo Federal em Guarulhos


O "Encontro Estadual com Prefeitos e Prefeitas de São Paulo - III Etapa Guarulhos", realizado na tarde de sexta-feira, dia 8, reuniu representantes de 200 cidades no Adamastor Centro – dos quais 70 prefeitos. Mais de mil pessoas passaram pelo local no decorrer do dia, onde tiveram a oportunidade de ouvir o prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, e os ministros Ideli Salvatti (Relações Institucionais), Alexandre Padilha (Saúde), Marcelo Pedroso (Cultura), Carlos Eduardo Gabas (Previdência Social), entre outras autoridades, além de conhecer de perto projetos e iniciativas do Governo Federal.
Foto: José Luiz/PMG
“Esse encontro serviu para reforçamos nossa certeza de que existem muitos recursos à disposição de municípios que apresentam bons projetos ao Governo Federal”, afirmou o prefeito Almeida. Segundo ele, o evento também foi importante porque ofereceu aos prefeitos e prefeitas uma grande oportunidade de resolver problemas e encaminhar várias questões sem a necessidade de uma viagem aos ministérios, em Brasília.
Vice-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos em São Paulo, Almeida destacou a necessidade de estreitar ainda mais as parcerias entre o Governo Federal e as cidades ao longo dos próximos anos. “Essa proximidade é recente, pois antes não havia essa relação direta entre a União e os municípios. Precisamos melhorar esse relacionamento cada vez mais, porque a população cobra dos prefeitos a solução para todos os problemas”, disse.
A ministra Ideli Salvatti ressaltou o caráter técnico e administrativo do “Encontro Estadual com Prefeitos e Prefeitas de São Paulo”. “Essa é uma orientação da presidenta Dilma. Ela quer que estejamos em cada um dos estados do País para ouvir os prefeitos e ajudá-los a buscar soluções para seus problemas, por meio de encontros pessoais e individualizados”, afirmou a ministra. “Viemos a Guarulhos para resolver problemas, equacionar situações e ampliar as oportunidades de parcerias, convênios e recursos”, completou.
Para o presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Eduardo Tadeu, o encontro demonstra uma disposição do Governo Federal em manter aberto um canal de diálogo com as cidades. “Um país sem miséria se faz com municípios fortes”, disse.
Após a solenidade de abertura, os convidados tiveram a oportunidade de acompanhar uma palestra sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com o secretário-executivo do PAC, Maurício Muniz.
No período da tarde, foi a vez de o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, falar sobre o programa “Mais Médicos” e de outras iniciativas para melhorar a área de Saúde Pública no País. Ele também assinou convênios e destinou verbas aos municípios do Alto Tietê, além de assegurar que Guarulhos terá um curso de Medicina.
O encerramento ficou a cargo da diretora de Produção Habitacional da Secretaria Nacional de Habitação, Maria do Carmo Avesani. Ela detalhou os projetos do programa “Minha Casa, Minha Vida” e orientou os presentes a pensar na gestão estratégica do território antes de construir os conjuntos habitacionais.
“Se quisermos pensar em inclusão social, as famílias têm que ser levadas para áreas onde existam equipamentos como creches, postos de saúde, escolas”, destacou. Segundo Maria do Carmo, o Estado de São Paulo tem hoje mais de 550 mil unidades habitacionais contratadas por meio do “Minha Casa, Minha Vida”. “Ainda existe um déficit habitacional muito grande, mas já avançamos bastante. Os municípios têm que estar, acima de tudo, preparados para lidar com a velocidade da iniciativa privada na execução dos projetos”.
fonte seti da prefeitura de guarulhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário