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As empresas interessadas terão 90 dias para apresentar as solicitações de pré-qualificação
Fonte: Jornal da Tarde
O governo do Estado de São Paulo publicou em 13/09 o
edital de licitação do Trecho Norte do Rodoanel. As obras, que
totalizam 43,86 km, serão divididas em 6 lotes, com 7 túneis e 111
pontes e viadutos – chamadas de Obras de Arte Especiais (OAE) na
licitação.
No trajeto entre o Trecho Oeste e a Rodovia Fernão
Dias, o Trecho Norte terá quatro faixas de rolagem. Entre a Fernão Dias e
a Via Dutra, serão três faixas. A velocidade máxima será de 100 km/h.
De acordo com o governo paulista, 65 mil veículos deverão circular
diariamente pela via, sendo 30 mil caminhões. A estimativa é de que 17
mil deles deverão deixar de circular na Marginal do Tietê.
As empresas interessadas terão 90 dias para
apresentar as solicitações de pré-qualificação. A licitação seguirá as
regras do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que vai
financiar parte do empreendimento. Pelas regras da instituição, poderão
participar empresas com sede
nos 27 países da América Latina e Caribe e nos 22 países não mutuários
do BID, incluindo EUA, Canadá, Japão, Coreia, China e países europeus.
O Lote 1 terá extensão de 6,42 quilômetros, com início na Avenida
Raimundo Pereira de Magalhães, no fim do Trecho Oeste. O lote terá um
túnel de 1.150 metros e 13 Obras de Arte Especiais. O Lote 2 terá 4,88
km e dois túneis: um com 350 metros, outro com 850 metros, além de oito
OAEs. O Lote 3 terá 3,62 km, dois túneis, um com 1.650 metros e outro
com 1.070 metros, e duas OAEs. O Lote 4 terá 9,10 km, passará por São
Paulo e Guarulhos e fará a intersecção com a Rodovia Fernão Dias. O lote
também terá um túnel de 290 metros e 15 OAEs. O Lote 5, em Guarulhos,
terá 7,88 km, um túnel de 1.087 metros e 15 obras de arte.
Os cinco primeiros lotes terão prazo de conclusão
de 32 meses. O Lote 6 será o maior, com 11,96 km, e passará por
Guarulhos e Arujá. O trecho, com 38 OAEs, vai ligar a Via Dutra ao
Trecho Leste do Rodoanel. Por ser o único sem túneis, terá prazo de 16
meses para ser concluído. Todos os lotes passarão por gerenciamento
individualizado e auditoria externa.
O início das obras está previsto para março. A
estimativa é de que o Trecho Norte seja concluído em novembro de 2014. O
custo total, de R$ 6,51 bilhões – R$ 1,72 bilhão do governo federal, R$
2,79 bilhões do governo de São Paulo e R$ 2 bilhões obtidos por meio de
um empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – inclui
projeto, desapropriações, reassentamentos e compensações ambientais,
entre outras despesas.
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